navbar Beatriz

domingo, 20 de abril de 2014

Bolo de Cenoura Fofinho

Olá amigos,

Hoje é Páscoa, então antes de qualquer coisa: Feliz Páscoa!
E para combinar com os coelhinhos que costumam passar nesse dia, nada melhor do que um bolo de cenoura bem fofinho!



Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate
Fonte: Ligeiramente adaptada do Sem Glúten, Sem Lactose

Ingredientes:
- 2 cenouras médias picadas
- 1 xícara de óleo
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha sem glúten (usei o mix da marca Aminna, que contém farinha de arroz, fécula de mandioca e estabilizante)
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Bater as cenouras picadas, o óleo e os ovos no liquidificador. Transferir para uma tigela e misturar os demais ingredientes. Bati na mão mesmo, mas pode também usar a batedeira ou mesmo bater tudo no liquidificador se o seu aguentar massas mais pesadas (o daqui de casa já está meio capenga, tadinho). Colocar em uma assadeira de cerca de 20x30cm untada (usei a Becel da tampa azul, que não tem lactose) e enfarinhada (usei o mix da Aminna) e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por uns 40 minutos, mas não esqueça do teste do palito pra ver se está bom!

Cobertura de Chocolate:
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de creme vegetal sem lactose (Becel da tampa azul)
- 1 colher de sopa de água

Levar tudo ao fogo, deixar levantar fervura e ainda mais uns 3 minutos no fogo depois disso, sempre mexendo. Espalhar por cima do bolo ainda quente. Eu costumo furar o bolo com um garfo antes disso para a cobertura entrar nele, o que não o deixa  muito bonito, mas o deixa mais gostoso, sem dúvida.

Para decorar fiz algumas "cenourinhas" de uma massa de leite de soja em pó. São comestíveis, mas não diria que ficaram gostosas, então quando eu acertar uma decoração mais gostosa, eu compartilho. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...