navbar Beatriz

quarta-feira, 14 de maio de 2014

"O" Pudim Sem Leite

Minha gente, essa não é a receita de um pudim...é a receita para fazer "O" Pudim! Preciso dizer que descobri-la foi uma revolução na minha vida sem lactose! Ele é incrivelmente delicioso e não deve nada em sabor e textura aos pudins de leite, aliás, é muito mais gostoso do que muito pudim de leite por aí.

Quando eu vi essa coisa maravilhosa no blog "O Diário de Receitas Sem Lactose" eu não resisti, tive que testar e...foi só alegria! Fiquei tão empolgada que pela a primeira vez eu animei mandar para um blog uma foto de algo que eu tinha feito.
Resultado: a receita já virou figurinha carimbada na minha cozinha!

Dessa vez fiz para o aniversário do meu pai, que quase não come doce mas gosta muito de pudim. Juro que fiz para ele e que a vontade insana de comer pudim que habitava meu corpo era apenas uma coincidência! =P

É capaz de muita gente já ter visto a receita no "Diário" ou talvez em outro site, mas se por acaso você não viu ou se viu e não fez, não perca mais tempo! Inclusive vou parar de enrolar e colocar logo a receita porque não vale a pena ficar lendo mais nada, vale a pena parar tudo e ir para a cozinha fazer esse pudim, que é fácil de preparar e delicioso!

Pudim Sem Leite

Pudim versão 2.0


Ingredientes
- 6 ovos
- 400 ml de leite de coco (2 garrafinhas)
- 2 xícaras de chá de açúcar (rasas)
- 1 pitada de sal

Para a calda: 1 xícara de chá de açúcar e mais ou menos 1/4 de xícara de água quente

Modo de fazer
O primeiro passo é caramelizar a forma. Para isso, espalhe a xícara de açúcar na forma (aquela redonda com furo no meio para ter cara de pudim, né!) e leve ao fogo bem baixo até o açúcar derreter e dourar, acrescente a água quente e mexa bem. Deixe reservado.

Para o pudim, é só bater todos os ingredientes no liquidificador, MAS antes é muito importante peneirar as gemas dos ovos para não ficar com gosto de ovo (essa é a dica da Monalisa, que em todas as vezes que fiz esse pudim eu segui e deu certo). 

O que eu faço é separar as gemas, acrescentar um pouquinho de água e misturar antes de colocar na peneira. Aí deixo pingar no liquidificador. O que sobra na peneira vai para o lixo...não force com colher ou raspe o que ficou pendurado senão corre o risco da película da gema, que é o que dá o gosto forte, passar.

Depois de bater tudo no liquidificador, despeje na forma caramelizada, leve ao forno pré aquecido a 180°C, em banho-maria, e deixe assar por cerca de 1h.

Deixe esfriar um pouco em temperatura ambiente e depois leve à geladeira. O ideal é deixar de um dia para o outro, pois ele fica mais firme e corre menos risco de quebrar na hora de desenformar. 

Aliás, na hora de desenformar, aqueça um pouco a forma para a calda soltar.

Esse que aparece na foto abaixo eu fiz de manhã, deixei esfriando fora da geladeira por mais ou menos 1,5h e na geladeira por mais umas 3,5h e ele sobreviveu ao ser desenformado na hora do almoço. Ele só não sobreviveu ao chegar à mesa...foi devorado! =P

Pudim versão 'perdi a conta de quantas vezes fiz' e seu pedacinho de alegria. =)

O outro pudim, que aparece na foto lá em cima, eu deixei na geladeira de um dia para o outro. Nesse dia, o pudim e foto ficaram mais bonitos porque dessa última vez eu inventei de raspar a calda da forma para não perder nada e ficaram algumas migalhinhas de pudim por cima. Gordice dá nisso!


P.S: Pudins são "naturalmente" sem glúten, então tá liberado!

7 comentários:

  1. Eeeeeeeeeeee mais uma viciada no pudim! hahaha
    Eu tento esquecer que essa receita existe para não ficar caindo em tentação, mas está bem difícil... na verdade já desisti, assumi meu vício de vez, rs.
    Como sempre sua calda ficou espetacular na cor dourado luxo, um dia chego lá!
    Bem que o pedaço da foto podia vir parar aqui em São Paulo... :(
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, nem me fale nesse vício Monalisa! Mas a culpa é toda do pudim, que é fácil de fazer e tão, tão gostoso...aí fica difícil resistir. hehehe
      Pior que agora já estou sonhado com a nova versão 'chocolate' que acabou de sair no Diário de Receitas Sem Lactose.
      Ah, o pedaço infelizmente não vai conseguir chegar em SP porque já foi todo pra pança, né! =)
      Beijo!

      Excluir
  2. Bia, estou esperando um pedaço desse pudim. .. Ficou lindo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Desse não vai dar, Bárbara! Fiz no final de semana passado e já foi todo embora! hehehe
    Mas quando as condições permitirem eu faço de novo e levo um pedaço para você. =)

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida
    Coloca as claras para Bayer junto ?

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando hoje a receita! Suas fotos estão muito lindas! S2!

    ResponderExcluir

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...