navbar Beatriz

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Leite de Amêndoas com Baunilha: Como fazer

Estava demorando para ele aparecer por aqui, mas finalmente o famoso leite de amêndoas está dando as caras! Com adição de um pouquinho de baunilha, esse troço fica gostoso, viu!

Assim que eu descobri minha IL, eu automaticamente pulei do leite de vaca para os "leites" de soja, que eu até aprendi a gostar. Depois de algum tempo, começaram a aparecer no mercado os leites baixa lactose, depois o zero lactose e eu sempre me dei muito bem com eles, então nunca me preocupei muito em procurar outros substitutos. Há algum tempo resolvi testar o tal leite de amêndoas, mais por curiosidade mesmo e pelos benefícios para a saúde que ele proporciona.

Nas primeiras vezes que tentei fazer, não achei grandes coisas não: ficava muito gostoso para fazer vitaminas com frutas, mas para tomar puro ou acrescentar ao café (que pra mim, é o teste onde a maioria dos leites vegetais falha), eu achava que tinha gosto simplesmente de gordura.

Testes pra lá e testes pra cá...achei minha versão ideal do leite de amêndoas! Claro que cada um tem um paladar, mas pra mim essa versão é a melhor! Eu gosto dele puro e gosto com café, fora as vitaminas que ficam uma delícia. Não tem segredo, é bem fácil de fazer!

Leite de Amêndoas com Baunilha

Leite de Amêndoas com Baunilha

Ingredientes:
- 1 xícara de amêndoas (sem sal ou qualquer outra cobertura, só amêndoas)
- 2 e 1/2 xícaras de água
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- Água suficiente para deixar as amêndoas de molho


Modo de fazer:
Lavar bem as amêndoas e deixá-las de molho em água (usar de água mais ou menos o dobro do volume das amêndoas) por cerca de 12h. Se possível, troque a água pelo menor uma vez.
Depois do molho, escorrer a água e lavar bem as amêndoas em água corrente.
Colocar no liquidificador as amêndoas, com as 2 xícaras e 1/2 de água, o extrato de baunilha e o sal e bater bem.
Aí vem a parte divertida: coar! Você irá precisar de um coador de voal (que é um tecido bem fininho) ou um pano de prato limpo. A intenção é separar toda a polpa da amêndoas trituradas do líquido, porque não é legal ter pedaços de amêndoas no leite. Se for usar o pano de prato, apoie-o em um recipiente com a boca larga e segure as pontas para que ele não afunde quando jogar o líquido nele. Parte do líquido irá passar, mas no fim você irá precisar apertar um pouco o pano para extrair o máximo possível do "caldo". Quanto mais você conseguir, mais leite terá!
Voilà, está pronto!

Rende 3 xícaras de leite.


Mas tem gosto de leite de vaca? Então, não vamos confundir Habeas Corpus com Corpus Christi...O leite de amêndoas é muito gostoso e pode substituir o leite de vaca em receitas doces e salgadas e até mesmo para quem gosta de tomar puro ou com café, mas se amêndoa não é vaca, porque leite de amêndoas teria gosto de leite de vaca? 

O que eu acho importante para os leites vegetais é que o sabor me agrade e não que tenha o sabor idêntico ao do leite 'comum' e esse quesito você pode ter certeza que essa receita atende! Olha ele aí embaixo com o café cremoso e como vitamina de banana e morango!

Café cremoso e vitamina usando o leite de amêndoas

Espero que vocês gostem tanto quanto eu gosto!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...