navbar Beatriz

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Casando sem Lactose: Doces

Oi Pessoal,

A saga do casamento sem lactose continua e uma parte muito importante e esperada são os doces da festa. Normalmente bombons, trufas, brigadeiros gourmet, bem-casados, brownies e outras doçuras cheias de leite condensado, chocolate ao leite, creme de leite e manteiga ocupam seus devidos lugares na hora da sobremesa e os intolerantes à lactose ficam a ver navios nesse momento...mas não precisa ser assim! 

Estou com algumas ideias de doces para servir que tenho certeza que nem vão chamar atenção como "comida especial", até porque a maioria delas são doces comuns, que todos comem e gostam, o pulo do gato é garimpar as opções "naturalmente" sem lactose dentre os doces possíveis de serem servidos.


Mas não vai ter bombons e docinhos tradicionais no seu casamento? Claro que vai, gente! Até porque eu quero poder comer doces na minha festa, mas não preciso comer T-O-D-O-S, né! Os convidados poderão se deliciar com o que escolherem e haverá opções para todos os gostos.


Ainda não sei exatamente quais doces vou escolher, mas vou compartilhar com vocês o resultado do meu garimpo nesse mundo de açúcar, com itens que podem ficar tanto na mesa principal de doces/bolo, quanto numa mesa de café ou ser usado como lembrança:


Fonte: www.diariodaregiao.com.br

- Doces cristalizados: frutas cristalizadas estarão no meu casamento com certeza porque simplesmente AMO doce de figo, jaca, abacaxi, mamão e tudo mais que puder ser cristalizado. Eu sempre brinco com meu noivo que pode mudar tudo, mas do doce de jaca eu não abro mão! Tudo bem, jaca não é lá muito glamourosa, mas casamento é dia de celebrar o amor e sério...doce cristalizado é muito amor na minha vida! =P



- Macarons: esses doces franceses são uma ótima opção para trazer o glamour de volta! A casquinha do macaron, feita com clara de ovos, açúcar e farinha de amêndoas é naturalmente isenta de lactose e glúten, o grande perigo para os intolerantes reside no recheio que pode ser uma ganache, brigadeiro, creme de confeiteiro e outras cositas más com produtos lácteos. Nesse caso, os macarons se tornam uma opção se você encontrar algum fornecedor que faça recheios sem lactose -- geléias, por exemplo, são uma ótima pedida pois são fáceis de encontrar, gostosas e liberadas para quem não pode consumir leite.

- Casquinhas de laranja e/ou limão cristalizadas: eu sei que já tem doces cristalizados ali em cima, mas considero essas casquinhas outra categoria, já que ficam maravilhosas acompanhando o café na mesa de saída. São totalmente viciantes!

- Suspiros: esse doce tradicional à base de clara de ovos e açúcar está voltando com tudo, seja para colocar na mesa de doces, arrumados em lindas bandejas ou seja para servir de lembrancinha para adoçar o dia seguinte dos convidados. Achei algumas fotos muito fofas pela internet...
Fontes das fotos:
1 - http://artesanatopassoapasso.com.br/lembrancinhas-de-casamento/
2 - http://vestidadenoiva.com/diy-coracao-de-suspiro/
3 - http://www.casamentoclick.com.br/report/doces-diferentes-para-lembrancinha-casamento.html
4 - http://www.elo7.com.br/suspiros-de-amor-casamento/dp/57AFA0


- Balas de coco: outra delicinha que também é bem versátil, a bala de coco tradicional não tem leite (claro que é sempre bom confirmar com quem for fazer, afinal cada um tem uma receita diferente!) e agrada adultos e crianças. As versões recheadas costumam ter leite condensado, então é preciso ter atenção para distinguir aquelas que são permitidas aos intolerantes e as que são pequenas "bombas" de coco.




- Pipoca doce: uma graça, principalmente se as festa tiver um ar mais vintage. Dependendo do estilo dá até para brincar com cores já que é possível fazer caldas coloridas para cobrir as pipocas. Claro que temos que fugir de caldas com leite condensado e/ou chocolate ao leite, mas usa-se muito caldas apenas de açúcar, então é possível apostar na pipoca doce.

Fontes das fotos:

- Algodão doce: também seguindo a linha vintage, imagine um carrinho de algodão doce no casamento? Não fica uma graça?!
Fonte: byamendoas.com.br

- Maçã do amor: são umas fofuras e dão um toque romântico que lembra as feiras antigas e parque de diversões. Assim como na pipoca doce, temos que tomar cuidado com qual calda será usada para cobrir as maçãs, mas de forma geral uma calda simples sem produtos lácteos atende muito bem, só não vale escolher as que são cobertas com chocolate já que aí fica mais difícil encontrar quem faça com chocolate sem lactose.

Fontes das fotos:


- Café: o próprio café da mesa de saída já pode ser um ótimo jeito de finalizar a noite dos intolerantes (e não intolerantes!), então é legal colocar um café de boa qualidade e mesmo se for oferecer opções mais incrementadas como capuccino, chocolate quente, etc...não esquecer nunca do tradicional cafezinho, ele é sempre sucesso e liberado para os intolerantes!




Ah sim, é claro que passou pela minha cabeça a possibilidade de fazer os doces tradicionais usando leite condensado, creme de leite e etc... sem lactose já que agora temos esses produtos no mercado, mas a verdade é que isso encareceria muito algo que já é caro (não os doces em si, mas fazer uma festa de casamento em geral já exige um certo investimento) e ainda aumentaria o risco de algo dar errado, afinal a maioria das docerias está acostumada com os ingredientes que usa (suas texturas, sabor, etc) e mesmo que alguma empresa tivesse boa vontade e se disponibilizasse a fazer tudo com os ingredientes sem lactose, alterar os insumos de trabalho seria um risco -- há variações até de uma marca para outra e as vezes isso é suficiente para desandar tudo. Não é para desanimar quem quer fazer uma festa 100% sem lactose, mas no meu caso eu achei que o custo x benefício não valeria a pena, já que eu até consigo comer uns 2 ou 3 docinhos "normais" se eu tomar uma dose da enzima lactase antes. Eu devo fazer alguns poucos docinhos especiais, como alguns bem-casados feitos com doce de leite sem lactose (gente, eu adoro bem casado), mas vai ser só.

E vocês, tem mais alguma ideia de doces liberados para os intolerantes à lactose que podem ser servidos em casamentos e festas em geral? Deixe sua dica aqui, juntos pensamos melhor!

Vai ficar ainda para outro dia falar sobre o bolo, porque esse item, além de ser parte da sobremesa é também uma parte importante da decoração da festa, então merece um post só para ele, não acham?

=)
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...