navbar Beatriz

sábado, 19 de dezembro de 2015

Biscoitos Decorados (tema natalino)

Então é Natal...época de agradecer por todas as bençãos do ano, reunir a família e de celebrar com comidinhas especiais!

Esses biscoitos dão um toque especial à ocasião e são bem simples de fazer. Podem ser decorados com glacê real ou pasta americana ou só cortados em formatos temáticos bem bonitinhos, sem qualquer necessidade de decoração adicional.

Eu fiz uma fornada com tema de Natal para celebrar a data, mas a verdade é que essa é uma receita coringa, bem básica e neutra, que pode ser usada em qualquer ocasião.

O rendimento da massa varia muito com o tamanho e espessura dos biscoitos que forem feitos. Biscoitos finos ficam mais crocantes mas também mais frágeis e biscoitos mais grossos ficam um pouco mais macios.

Se você não tiver cortadores de biscoito, não se preocupe, você também pode cortar essa massa em retângulos e se deliciar com a receita! Nesse post mostrei uma outra massa cortada dessa forma.


Biscoitos de Natal

Ingredientes:
- 1 ovo
- 100g de açúcar mascavo
- 150g de farinha de arroz
- 150g de fécula de batata
- 100g de manteiga ghee (em temperatura ambiente)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)


*Pode acrescentar outras essências, canela, cacau em pó ou casquinhas de limão para saborizar. A massa simples tem um sabor bem neutro.

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Enrole a massa em plástico filme ou coloque dentro de uma sacola bem fechada e leve à geladeira por meia hora.
Depois de deixar descansar, abra a massa em cima de um pedaço de papel manteiga com um rolo ou uma garrafa (se necessário polvilhe farinha de arroz em cima da massa para não grudar) e corte no formato desejado. Eu acho mais fácil abrir pequenos pedaços da massa de cada vez ao invés de tentar abri-la toda de uma só vez porque o processo tem que ser feito com cuidado para não grudar no rolo.


Com a ajuda de uma espátula ou uma faca, levante os biscoitos já cortados e transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve a assadeira com os biscoitos à geladeira por 15 minutos e em seguida asse em forno pré-aquecido à 200°C até as bordas começarem a dourar (10 à 15 minutos). 

Colocar os biscoitos já cortados na geladeira é essencial para que eles mantenham o formato ao assar!

Os biscoitos sem decoração também ficam charmosos, olhem alguns aqui:



DECORAÇÃO

Eu acho lindo biscoitos decorados, mas nunca tinha decorado nenhum antes desses (acho que dá pra perceber pela cara deles, né), então vou falar o que usei e como fiz, mas para técnicas mais elaboradas de decoração de biscoitos façam uma busca no google (tem muitos sites e videos explicando bem direitinho) pois o glacê real e pasta americana não contém lactose nem glúten, então as mesmas técnicas usadas para decorar os biscoitos "tradicionais" podem ser utilizadas com os biscoitos dessa receita.

Pó para Glacê Real
Eu usei uma mistura para glacê real em pó que é só acrescentar água e bater na batedeira até dar o ponto e depois acrescentar os corantes para fazer as cores desejadas. Ela é encontrada em lojas de produtos para confeitaria e eu achei bem prática, mas é possível também fazer em casa o glacê real a partir de clara de ovos, açúcar e água.

Ao preparar meu glacê real eu substitui 1/3 da quantidade indicada de água por suco de limão, porque adoro o sabor azedinho que fica.

Eu bati o pó de glacê com água o suficiente para formar o glacê firme (indicada no verso da embalagem), depois separei em vários potinhos, acrescentei corante em gel em cada "batelada" até chegar na cor desejada e por fim acrescentei água até fazer o glacê fluido, que é o mais indicado para decorar biscoitos. Coloquei cada cor em um pequeno saco de plástico (usei saquinhos de embalar pirulito, também vendidos em lojas de confeitaria, por serem pequenos e resistentes) e cortei uma abertura bem pequenina em uma das pontas do saquinho.

Após os biscoitos esfriarem completamente, decorei cada um e levei de volta ao forno desligado, mas ainda quente, por cerca de 10 minutos para secar o glacê. Para fazer detalhes em alto relevo (as bolinhas da árvore de natal, por exemplo), sequei a primeira camada de glacê antes de fazer os detalhes e depois voltei ao forno desligado para secar a segunda camada.

Aqui deixo algumas dicas de tutoriais mais especializados de como decorar biscoitos, mas pela internet tem muitos, ensinando diversos tipos diferentes de decoração e bem detalhados:



=)

P.S: Para uma receita de biscoito que não contém ovo, veja esse post. Ele também pode ser feito com formatos temáticos e decorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...