navbar Beatriz

domingo, 13 de abril de 2014

Panqueca de 2 ingredientes

Essa receita é tão fácil, mas tão fácil de fazer que melhor do que isso, só dois disso!

Serve para fugir da lactose e do glúten e também para um café da manhã delicioso sem muito esforço. Dá menos trabalho do que colocar a roupa para ir na padaria comprar pão!

Panqueca de 2 ingredientes
Fonte: Livro 30-Minute Paleo Dessert Recipes

Ingredientes:
- 1 banana bem madura
- 1 ovo
- 1 colher de sobremesa de mel (opcional)

Opa, mas não eram 2 ingredientes só? Então, é isso mesmo...A receita original pede uma banana bem madura e ovo, só! Mas a banana que tinha aqui em casa não estava tão madura assim e a fome matinal não espera banana nenhuma amadurecer, né! Então usei o mel para adoçar um pouco mais e achei que ficou bom, mas acredito que usando a banana mais madura não seja mesmo necessário acrescentá-lo. Fica como opção.

Modo de fazer:
Amasse a banana com um garfo, acrescente o ovo e bata bem, até formar algumas bolhas. Se quiser adicionar o mel, é só bater junto.
Esquente uma frigideira e coloque um pouco de óleo para a panqueca não grudar. Adicione a massa da panqueca e deixe uns 3 minutos ou até as bordas começarem a secar e depois vire e deixe mais uns 2 minutos. O tempo varia dependendo da espessura da panqueca e da temperatura da frigideira, mas essa massa queima bem rápido então dê preferência a panquecas mais finas, senão o fundo queima enquanto o meio ainda está cru.

Preparo

Uma receita rende uma panqueca grandona e alta (mas cuidado para não queimar!) ou umas 3 panquecas menores e mais fininhas.

Na minha primeira tentativa, fiz a panqueca mais alta e o fundo ficou queimado, acho que dá pra ver na foto. Não chegou a dar gosto ruim, mas ficou feio.
Cortei ao meio para servir porque panqueca pra mim tem que ser empilhada...e só tinha rendido uma =/

Panqueca grande e alta

Na segunda tentativa, mudei para uma frigideira menor e deixei a massa mais fina. Sucesso total! =)

Panquecas menores e mais finas

Já estou sonhando com as variações que posso fazer: adicionar gotas de chocolate, uvas passas, castanhas...uhmm!

Dica: Passe um pouco de óleo na colher antes de medir o mel, assim não fica nada grudado!


2 comentários:

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...