navbar Beatriz

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Biscoitos de Canela

Eu achei a receita desses biscoitos fuçando pela internet e me pareceu boa o suficiente para valer a sujeira na cozinha que abrir massa faz. Resultado: apesar de toda a farinha espalhada pela minha bancada, afirmo que irei repetir essa receita porque os biscoitos ficaram muito gostosos e crocantes. =)




Biscoitos de Arroz e Canela
Fonte: Fairy Wings and Pixie Dust...Allergy Free Cooking and Autism

Ingredientes:
- 1 xícara de farinha de arroz (branco)
- 1/2 xícara de farinha de arroz integral
- 1/4 de xícara de fécula de batata
- 1/4 de xícara de polvilho doce
- 1/4 de colher de chá de goma xantana
- 1/3 de xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 5 colheres de sopa de manteiga ghee, ou manteiga comum se você tolerar, gelada (saindo direto da geladeira para a receita)
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de melado
- 5 a 6 colheres de sopa de leite de coco (ou outro leite sem lactose de sua preferencia)

Modo de Fazer:
Em uma tigela, misturar bem as farinhas de arroz, fécula de batata, polvilho, goma xantana, açúcar, fermento, sal e canela. Acrescentar a manteiga ghee e bater na velocidade baixa da batedeira até formar uma farofa grossa (vai voar farinha, mas 'guenta' firme que vale a pena), acrescentar então o mel, melado e leite de coco e bater mais até formar uma massa (parece que não vai formar, mas 'guenta' firme de novo, que uma hora a massa chega no ponto certo).

"Farofa" inicial e a massa chegando no ponto certo

Para abrir a massa, polvilhar farinha de arroz em um pedaço de papel manteiga, colocar a massa, polvilhar mais farinha de arroz por cima e cobrir com outro pedaço de papel manteiga. Aí é só abrir, com o rolo de macarrão ou uma garrafa, a massa entre as duas folhas de papel manteiga até chegar em mais ou menos 0,5cm de altura. 

Abrindo a massa e fazendo bagunça na cozinha =P

Com a massa aberta, é hora de cortar os biscoitos e você pode usar cortadores bonitinhos ou simplesmente cortar retângulos com uma faca (na receita original, eles são cortados em retângulos e tem furinhos feitos com um garfo, fica bem legal e dá pouco trabalho). 
Depois de cortados, levar os biscoitos, ainda com o papel manteiga de baixo à geladeira por 20 minutos e depois disso, ainda mantendo o papel manteiga, levar ao forno aquecido à cerca de 180ºC até as bordas começarem a dourar. O tempo pode variar bastante de um forno para o outro, mas no meu demorou cerca de 8 a 12 minutos, pois alguns estavam mais espessos do que outros, e quanto mais assarem mais crocantes os biscoitos ficam.

Antes de ir para a geladeira e depois de sair do forno

Algumas observações:

- Pode variar as quantidades de farinha de arroz branco e integral, desde que tenha 1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz no fim das contas. Já fiz nessa proporção, já fiz só com a farinha branca e com 1 xícara de farinha integral e 1/2 branca. Todas ficaram boas!

- No lugar de manteiga ghee, gordura vegetal hidrogenada também funciona, MAS dê preferência à ghee ou talvez tente algum outro tipo de gordura como o óleo de coco (essa opção eu ainda não testei), porque gordura vegetal hidrogenada não faz nada bem, né!

Espero que vocês gostem porque é uma receita ótima para quem tem várias alergias ou intolerâncias alimentares, não leva leite, trigo, ovos, soja e nem oleaginosas, além disso também não é usado nenhum tipo de açúcar branco e fica muito gostoso.


=)

2 comentários:

  1. Usei a receita de vocês como base e deixei um link lá no blog http://historiasdoenrique.blogspot.com.br/ Adorei as dicas e receitas!! o Enrique tem alergia a leite e estamos sempre procurando alternativas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Vi o blog e o Enrique é uma fofura e realmente cheio de histórias!! Fico muito feliz em saber que ele gostou dos biscoitos e ainda colocou a mão na massa. =)
      Sucesso sempre, Enrique!

      Excluir

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...