navbar Beatriz

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Curso de Bolos, Tortas e Pães sem Glúten e sem Laticínios (Serendipia Gluten Free Bakery)

Desculpem meu sumiço, mas a correria no trabalho, a necessidade de aumentar a frequência das minhas atividades físicas e, principalmente, o meu tempo de sono me afastou um pouco da cozinha e do blog, mas em breve (tomara!) o trabalho vai dar um trégua e eu voltarei a inventar moda na cozinha.

Eu já comentei que o mês de setembro foi um mês de muito aprendizado para mim porque consegui fazer dois cursos de culinária que há muito tempo eu queria fazer e nunca conseguia conciliar com meu horário de trabalho. Eu contei aqui como foi o primeiro, com a Chef Carla Serrano, e agora quero dividir com vocês como foi o curso com a Chef Renata Macena, da Serendipia Gluten Free Bakery, em SP. Sei que estou atrasada demais, já é quase novembro e eu contando do curso que fiz em setembro, mas antes tarde do que nunca, né! =P

Para começar, preciso simplesmente dizer que foi maravilhoso!

Mesa cheia de delícias sem leite e sem glúten! Quem está servido?



O curso foi um intensivo em um final de semana (sábado pela manhã e a tarde e domingo pela manhã), preparado para atender as pessoas que moram fora de São Paulo e foi muito produtivo e recheado de bom-humor, além de aprender eu me diverti bastante. Fiquei imensamente feliz por terem pensado nesse curso especialmente para o pessoal que não mora em SP.

Tivemos uma parte teórica sobre os vários tipos de farinhas e outros ingredientes usados na cozinha sem glúten, substitutos para o leite, as técnicas e tipos de preparo de bolos, massas de tortas e pães, explicação do passo-a-passo de cada preparação que iríamos fazer e várias dicas, uma parte prática na qual colocamos a mão na massa e fizemos as receitas em duplas e sob a orientação da chef e ainda uma parte demonstrativa na qual observamos a chef Renata Macena preparar outras receitas, explicando todos os detalhes de cada passo.

As aulas foram no próprio Ateliê da Serendipia Bakery, que é uma gracinha, muito fofo e bem arrumado, e por isso a turma foi pequena, com 6 pessoas. Com isso, pudemos ver bem de perto as preparações de todas as duplas e tirar nossas dúvidas com tranquilidade.

Achei legal que a equipe já tinha deixado a maioria dos ingredientes que iríamos usar separados e pesados (isso adianta muito a preparação das receitas!) e dessa forma pudemos aprender um número grande de delícias em um pequeno período de tempo.

Quiche e tartalettes com frutas amarelas e com ganache
Pão integral, pãezinhos aromatizados e pães rústicos

Algumas coisas que me chamaram a atenção nesse curso foram a grande variedade de ingredientes usados, a grande quantidade de dicas 'gerais' dadas pela chef e a criatividade das receitas. Gostei muito de conhecer e aprender usar ingredientes novos, tanto para substituir o glúten quanto o leite ou até para não substituir nada mas adicionar variedade e sabores novos na nossa vida. Tive certeza absoluta que alimentação sem leite e sem glúten não precisa ser sacrifício nenhum! Saiu tanta coisa deliciosa que ficava até difícil escolher qual repetir!!!

Floresta Negra

Nesses dois dias aprendemos:

- Pão integral de linhaça
- Pão rústico de sarraceno
- Pãozinho aromatizado com azeitonas
- Bolo floresta negra
- Bolo de cenoura com calda de chocolate (divino!)
- Cupcake de massa de frutas vermelhas com ganache de chocolate e biomassa
- Quiche de palmito
- Torta de liquidificador
- Tartalettes de morango
- Tartalettes veganas de castanha de caju com creme de frutas amarelas

E a apostila ainda veio recheada de outras receitas de "brinde"!

Bolo de cenoura com muito amor e alguns mimos do curso.
As receitas são da chef Renata Macena, então não irei divulga-las no blog, mas deixo aqui minha indicação desse curso que, sem dúvida alguma, me proporcionou um aprendizado fantástico além de me incluir em uma turma muito bacana que continua se comunicando constantemente e trocando dicas. Valeu muito a pena e só tenho a agradecer o carinho e disponibilidade da Renata e da Sol que se propuseram a organizar o curso e nos receber em pleno final de semana com tanto bom-humor.

Tartalettes de Morango

=)

3 comentários:

  1. Oi Beatriz. Gostaria de saber se vc vai dar algum curso em São Paulo sobre pães sem gluten e sem lactose. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Eu não dou cursos, mas posso te indicar alguns muito bons em São Paulo.

      A Chef Renata Macena, que foi quem deu esse curso do post, é de São Paulo e dá cursos com certa frequência. As receitas dela são maravilhosas, sem glúten e sem leite. Você pode acompanhar a agenda de cursos dela pelo site http://www.serendipiabakery.com/ ou se você tiver instagram, procure o perfil @chefrenatamacena.

      Outra Chef fantástica que também é de São Paulo e sempre dá cursos de panificação e confeitaria sem glúten e sem leite é a Carla Serrano. Eu fiz um curso dela em BH e contei sobre ele aqui no blog em http://semlactosecomalegria.blogspot.com.br/2014/10/curso-de-panificacao-confeitaria-e.html. O site dela é o http://www.chefcarlaserrano.com/ e ela sempre divulga os cursos no instagram (@chefcarlaserrano) e no facebook (procure a página Blog da Chef Carla Serrano).

      Os cursos dessas duas chefs eu indico muito porque já participei e posso realmente dizer que são ótimos, com preparações de dar água na boca em qualquer pessoa.

      Outras opções em SP são os workshops promovidos pela Lilóri, padaria sem glúten e sem lácteos e alguns cursos de outros chefs como a Paula Martins, do blog Viver sem Trigo (http://viversemtrigo.blogspot.com.br/ e @viversemtrigo) e Marcelo Facini (https://instagram.com/marcelofacini/ ou @marcelofacini). Desses últimos eu não fiz nenhum curso, mas acompanho-os no instagram e acho as receitas bem bacanas.

      Abraço!
      =)

      Excluir
  2. Oi Beatriz. Gostaria de saber se vc dará algum curso de pães sem gluten e sem lactose em São Paulo. Obrigada

    ResponderExcluir

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...