Analytics

domingo, 18 de janeiro de 2015

Bolo de Banana e Aveia

Oi Pessoal,

2015 chegou e eu voltei para a minha casinha linda em BH. É ruim porque vou ficar mais longe da família, mas também é bom porque é aqui que tenho todas as minhas coisas pessoais e de cozinha ajeitadinhas (ou quase ajeitadas, mas o que importa é que é onde tenho minhas coisas...). A casa aqui é muito pequena, mas é acolhedora e do meu jeito. Quem sabe daqui um tempo não volto de vez para o ES para ter a família perto E a casa do meu jeito.

As duas primeiras semanas por aqui foram tentando colocar tudo no lugar. Depois de um ano fora e vindo aqui em alguns raros finais de semana só para deixar algumas coisas e pegar outras, vocês podem imaginar a situação, né. Até me espantei com quanta bagunça coube em 28m²! hehehe

Mas chega de mimimi da bagunça em casa e vamos ao que interessa. Aproveitando o retorno à minha cozinha, nesse final de semana fiz esse bolo de banana super prático e saudável. A receita não tem leite, açúcar e nem farinha de trigo. Como é feito com aveia, o bolo pode ser também sem glúten, desde que se use aveia sem glúten – hoje temos no Brasil duas marcas: Monama e Bob’s Red Mill.

A receita rende um bolo pequeno (as medidas são para uma forma de bolo inglês, aquela retangular). Eu fiz em uma assadeira redonda bem pequena (de 15cm de diâmetro), sem buraco no meio. Se preferir, pode dobrar a receita e fazer naquelas formas redondas com buraco no meio.

Bolo de Banana e Aveia





Ingredientes:
- 2 bananas bem maduras (a receita pedia nanica, mas eu usei prata)
- ½ xícara de uvas passas pretas
- 2 ovos pequenos
- ¼ de xícara de óleo
- 1 xícara de aveia (pode ser flocos finos ou grandes)
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer:
Se o seu liquidificador for bem potente, é só bater tudo no liquidificador, colocando o fermento por último.

Se o seu liquidificador for meio capenga, como o meu, ele provavelmente não vai dar conta de bater tudo, então faça assim:

Bata a aveia em flocos grandes no liquidificador para torná-la mais fina e passe para uma tigela. Se você já estiver usando aveia em flocos finos, pode pular essa parte.
Bata os demais ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento, e incorpore essa mistura à aveia em uma tigela a parte, batendo na mão mesmo. Por último acrescente o fermento e misture. 


Coloque na forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido entre 180°C e 200°C. No meu assou por 30 minutos, mas o tempo varia muito de acordo com cada forno, então antes de retirar o bolo, faça o teste do palito para verificar se já está assado.

Eu fiz uma camada de banana caramelada, que vai açúcar, mas ela é totalmente dispensável e você pode fazer tranquilamente “só” o bolo. 

Para o topo de banana caramelada, usei:
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode ser outro)
- Banana em rodelas suficiente para cobrir o fundo da assadeira (no meu caso foi ¾ de uma banana prata)

Coloquei o açúcar espalhado no fundo da forma e cobri com as rodelas de banana. Espalhei a massa do bolo por cima e levei para assar normalmente. Como usei uma forma de fundo removível e fiz essa camada, eu não enfarinhei a forma. Se você também for fazer assim, lembre-se de desenformar o bolo antes dele esfriar totalmente para que a calda de açúcar que se formou não grude muito e dificulte o processo.

O bolo é de banana com aveia, mas parece mais mamão com açúcar de tão fácil que é. Acho tão lindo ver um bolo assando no forno e a pia com pouquíssimas coisas para lavar. É muita emoção! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...