navbar Beatriz

domingo, 22 de março de 2015

Bolo Simples de Maracujá

Domingo é dia de de bolo! =D

Esse é um bolo simples de fazer, mas que fica uma delícia e tem um toque diferente por ser de maracujá. É ótimo para variar o acompanhamento daquele cafezinho passado na hora ou do chá das cinco. Eu confesso que às vezes tomo café só para comer o bolo. =P 

Bolo Simples de Maracujá




Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de farinha preparada sem glúten¹ + 1/4 de colher de chá de goma xantana OU 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 75g de manteiga ghee ou creme vegetal sem lactose (ou manteiga comum, se você tolerar)
- 3/4 de xícara de chá de suco de maracujá concentrado (usei só a polpa da fruta batida no liquidificador, sem acrescentar água)
- 3/4 de colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer:
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve (com uma pitadinha de sal) e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até formar um creme. Acrescente a manteiga/creme vegetal, a farinha e o suco e bata bem. Adicione o fermento e misture, depois incorpore as claras em neve à massa.
Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno à 200°C por cerca de 25 a 35 minutos (até que o teste do palito indique que está pronto).
Eu uso a polpa do maracujá sem coar, assim o bolo fica com os pontinhos pretos das sementes. Eu acho bonitinho e gosto da textura também.



¹ A farinha preparada sem glúten que usei nessa receita foi:
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 2/3 de xícara de fécula de batata
- 1/3 de xícara de polvilho doce.
Misturo tudo em guardo em um pote fechado e quando preciso, uso a quantidade da mistura indicada na receita.

Se puder consumir e preferir utilizar farinha de trigo, pode substituir pela mesma medida e dispensar o uso da goma xantana.

Se preferir utilizar algum mix de farinha sem glúten já comprado pronto, dispense também o uso da goma xantana, pois ela já costuma ser adicionada nessas farinhas.


Calda (opcional)

Ingredientes:
- 1/2 de xícara de açúcar
- 1/5 de xícara de água
- 1/2 xícara de polpa de maracujá (mais ou menos um maracujá médio)

 Modo de fazer:
Levar o açúcar e água ao fogo até começar a ficar em ponto de fio (quando você levanta a colher da panela e ao invés de pingar, a calda escorre em um fio). Desligar o fogo e misturar a polpa de maracujá.
Você pode usar a polpa com as sementes inteiras ou bater no liquidificador, se preferir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...