navbar Beatriz

terça-feira, 5 de junho de 2018

Smoothie de Banana com Morango

Inverno quase chegando, mas em Vitória estamos como??? Eu pensei em escrever "no calor", mas nos últimos dias até que o tempo esfriou um pouco e como boa friorenta que sou, digo que estamos "em uma temperatura muito agradável para dormir de edredom à noite e não precisar sair todo encapotado durante o dia"!

Apesar da frente fria que chegou essa semana ter realmente nos trazido uma temperatura mais baixa, a vantagem de morar razoavelmente perto da linha do Equador é que quando chega a época de morangos, a gente ainda pode se deliciar com as preparações geladas, como esse smoothie.

Mas se você mora no frio não se preocupe, ele também fica ótimo (ou até melhor) quando é feito com morangos congelados. Então faça seu estoque de morangos e aproveite quando o tempo esquentar. ;)

Smoothie de Morango




Ingredientes:
- 4 bananas congeladas picadas
- 2 xícaras de morangos (congelados ou frescos)
- 1 a 2 xícaras de água (pode usar leite sem lactose ou leite vegetal, se preferir)
- 2 colheres de sopa de proteína em pó sem sabor (opcional)
- 1/2 xícara de aveia (opcional)
- 1 colher de sopa de chia (opcional)

Nota 1: Tem vários itens opcionais porque só banana + morango já fazem um ótimo "sorvete" e quando se adiciona água vira um delicioso smoothie. 
Todos os outros itens são para deixar o lanche mais "robusto", ou seja, matar mais a fome e agregar nutrientes. Pode-se usar alguns, nenhum ou colocar outros de sua preferência. 
O que vai mudar, dependendo do que usar, é só a quantidade de água/leite necessária para dar a consistência desejada.

Nota 2: O líquido é para que se chegue à consistência de smoothie. Pode trocar a água por leite (vegetal, sem lactose, ou até normal para quem está apto a fazer essa estripulia!), mas não deixe de fazer a receita se não tiver leite vegetal em casa. A água dá conta do recado tranquilamente, ok!

Nota 3: Sobre a quantidade de líquido: vá acrescentando aos poucos para chegar na consistência de sua preferência. Apenas lembre-se de colocar suficiente para o seu liquidificador bater com facilidade.
Quando usa a proteína em pó, normalmente vai mais água (coloco de uma xícara e meia a duas xícaras). 
Quando não usa a proteína, cerca de 1 xícara é suficiente. 
O tamanho e consistência das bananas também influenciam na quantidade de água. Vai colocando e olhando porque não tem certo nem errado, é a sua preferência.

Nota 4: Se quiser, pode adoçar. Sugiro mel ou melado, mas não uso porque para o meu paladar o doce da banana já costuma ser suficiente.

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso, sem nenhum pedaço  de fruta aparente. Ele deve virar um creme liso.

Raspe as laterais do liquidificador se perceber que tem ingredientes grudados (proteína em pó e aveia costumam ficar agarradas) e bata mais um pouco.



Rende aproximadamente 2 porções grandes ou 5 pequenas.

Eu faço essa receita e congelo em potes (tipo de geléia, reaproveitados). Depois descongelo a porção quando quero um lanchinho.



;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...