navbar Beatriz

terça-feira, 8 de abril de 2014

Sem Lactose, Com Alegria



Olá amigos,

A intolerância a lactose é uma velha conhecida minha e há algum tempo venho pensando em compartilhar de maneira mais formal o que aprendi nesses anos de IL. Em vista de alguns acontecimentos recentes, decidi que já era hora de colocar essa ideia em prática e irei contar nesse blog minhas experiências sem lactose e também sem glúten (uma adição em relação ao plano original)!

Depois de mais de 5 anos da descoberta da minha intolerância a lactose e convivendo harmoniosamente com ela, recentemente voltei a passar muito mal sem nenhum motivo aparente. O primeiro instinto foi, obviamente, cortar as pequenas quantidades de lactose que eu ainda consumia esporadicamente (manteiga, leites com lactose reduzida, queijo parmesão para acompanhar massas, etc), mas infelizmente continuei passando muito mal mesmo depois de cortar 100% a lactose.

Percebi então que o glúten também não está me fazendo nada bem, embora não haja nenhum indicativo de doença celíaca ou alergia ao glúten nos meus exames. Dessa forma, ele ficará fora da minha dieta (100% fora ou muito reduzido) pelo menos por algum tempo.

Nesse período de incertezas sobre o gatilho dos meus sintomas, pesquisei bastante, testei receitas e provei vários novos produtos – o que pretendo continuar fazendo! Resolvi então finalmente criar o blog para compartilhar as coisas que aprendi desde o início da minha intolerância a lactose, passando por essa recente fase crítica de incerteza e também quaisquer novidades que o futuro pode trazer. E claro, para trocar informações com outras pessoas que passam por situações semelhantes ou que tem qualquer tipo de interesse sobre o assunto.

Minha relação com o glúten ainda é um pouco nebulosa, mas independente de qualquer resultado, não pretendo voltar a consumi-lo nas quantidades que consumia antes, de forma que o blog sempre terá dicas sobre esse tema.

O objetivo básico do blog é trazer receitas, dicas de produtos e informações diversas sobre a alimentação sem lactose e sem glúten. Algumas receitas e informações poderão ser voltadas especificamente para uma das duas coisas, mas tentarei sempre trazer novidades dos dois temas, além de sinalizar sempre que a postagem for interessante para quem possui outras restrições alimentares também (ovos, oleaginosas, soja, alergia a proteína do leite, etc).

Uma coisa importante e que ficou muito clara para mim é que a informação é a melhor amiga das alergias e intolerâncias alimentares. Por isso, se eu puder contribuir um pouquinho (como vários blogs e sites contribuíram para o meu aprendizado) com quem está buscando mais informações sobre a restrição de lactose e glúten e também continuar aprendendo através da troca de experiências, o "Sem Lactose, Com Alegria" terá seu propósito alcançado!

Bem-vindos ao mundo sem lactose e sem glúten.


Abraços! =)

12 comentários:

  1. Obaaaaaa! Um lindo início para o "Sem Lactose, Com Alegria"! Que o blog te traga muitas alegrias mesmo e que você possa auxiliar muitas e muitas pessoas! Estamos juntas nessa! Grande abraço e boa sorte! :)))
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa,
      O "Sem Lactose, Com Alegria" já está muito chique com seu comentário abrindo essa seção.
      Obrigada pelos seus votos de sucesso para o blog e pelas dicas.

      Beijo! =)

      Excluir
  2. Muito interessante esta proposta. Será mais uma fonte e canal de informações saudáveis e porque não também gastronômicas, para aumentar o debate a cerca de um problema, até então pouco divulgado, mas pelo que tem sido observado frequente e crescente.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Elegante e muito interessante!
    Mais um canal de informações para um problema até então pouco abordado e que se apresenta em um numero crescente de pessoas.
    É uma abordagem sobre saúde e com um enfoque também culinário.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Muito interessante essa abordagem de um problema de saúde, cada vez mais frequente, mas com enfoque também na culinária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando.Vou tentar trazer bastante informação e claro, receitas! =)

      Excluir
  5. Pelo que observo não é mais um drama viver com dieta sem lactose.
    Me causa especie a quantidade de informações disponíveis sobre o assunto e as multiplas opções existentes. Que ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cada dia mais há opções de produtos sem lactose e a disponibilidade de informações ajuda bastante. =)

      Excluir
  6. que legal Bia!! sucesso!
    vou divulgar!!
    Lorena Marchini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Lorena!
      Espero conseguir trazer muita coisa legal pro blog,
      =)

      Excluir
  7. Contrariando a tradição na culinária, essa receita é de "Filha para Mãe" e tornou o meu domingo D E L I C I O S O !!!
    Com suas receitas posso dizer que estou vivendo : "Sem lactose, com alegria".
    Beijos da sua,
    Mami.

    ResponderExcluir
  8. Mami, que bom que você gostou e que o bolo de milho alegrou seu domingo. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...