navbar Beatriz

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Panquecas Americanas

Olá olá!

Semana passada fiquei eu uma mega correria e essa semana também promete, mas a receita dessas panquecas super fofinhas e deliciosas não pode mais ficar de fora do blog. Quem viu a foto no instagram (@semlactosecomalegria) desde o sábado passado sabe que eu já demorei demais para colocá-la aqui, mas finalmente consegui sentar e escrever. 

Essa receita foi uma adaptação de outra receita antiga que eu sempre fazia, primeiro adaptei para ficar sem lactose e dessa vez ainda tive que adaptar para ficar sem glúten, mas vou colocar as medidas que eu usava para fazer com farinha de trigo também, assim facilita a vida de quem só precisa dela na versão lactosefree!



Panquecas Americanas

Ingredientes para a versão sem lactose e sem glúten:
- 1 xíc farinha de arroz 
- 1/4 xíc fécula de batata 
- 1/4 xíc polvilho doce 
- 3 e 1/2 colher de chá de fermento químico em pó 
- 1 colher de chá de sal 
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (o açúcar branco funciona perfeitamente, mas tenho dado preferência ao mascavo ultimamente)
- 200ml de leite de coco 
- 1/3 de xíc de água 
- 1 ovo 
- 2 e 1/2 colheres de sopa de manteiga ghee derretida (pode usar manteiga comum, se você tolerar, ou margarina sem lactose, vai mudar pouquíssima coisa) 

Para versão apenas sem lactose:
Substitua os 3 primeiros ingredientes da lista acima (farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce) por 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo. Simples assim. =)

Modo de fazer:
Misture a(s) farinha(s) com o fermento, sal e açúcar. Faça um buraquinho no meio das farinhas e acrescente o leite de coco, água, o ovo e por fim a manteiga já derretida e misture bem. Para derreter a manteiga alguns segundos no microondas são suficientes. 
Com a massa pronta, aqueça uma frigideira, de preferência anti-aderente, e passe um pouquinho de manteiga ou algum óleo de sua preferência. Se o anti-aderente for muito bom, nem precisa. Coloque um pouco da massa sem deixar muito grossa porque cresce um pouco no calor. Quando as bordas começaram a secar e as bolhas estourarem, vire e deixe mais um pouco até dourar o outro lado também. Se achar necessário, pode voltar ao primeiro lado e dourar mais um pouco.
Aí é só acrescentar uma cobertura de sua preferência (preciso dizer que uso geleia?) e se deliciar!

Usando o açúcar mascavo fica bem pouco doce, já a mesma quantidade de açúcar branco a deixa levemente mais doce. Se preferir bem docinha, use o açúcar branco ou coloque um pouco mais do mascavo. Como eu sempre encho minhas panquecas de mel e geleia, prefiro a massa assim, pouco doce.

A receita rende o suficiente para 2 pessoas (o dobro das quantidade de panquecas que aparece na foto).

Espero que vocês possam se deliciar assim como eu sempre faço quando tem panquecas fofinhas aqui em casa!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...