navbar Beatriz

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Broa de Fubá com Calda de Goiabada

O arraiá do "Sem Lactose, Com Alegria" continua firme e forte! Hoje tem broa de fubá com calda de goiabada bem fácil de fazer, que junto com um cafezinho passado na hora ninguém resiste.

Broa de Fubá com Calda de Goiabada


Ingredientes:
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de fubá (usei o fubá mimoso, aquele bem fininho)
- 1 xícara de leite de coco (usei uma garrafinha de 200ml + água até completar 1 xícara)
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal


Modo de Fazer:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó, que deve ser acrescentado no fim, depois de bater bem os demais ingredientes. Colocar o fermento e bater só um pouquinho a mais, para misturá-lo.
Colocar a mistura em uma forma untada e enfarinhada (usei becel e o próprio fubá) e levar ao forno a 180°C por cerca de 30 a 40 minutos. Não se esqueça de fazer o teste do palito!



Calda de goiabada (opcional):
As medidas são aproximadas e podem ser ajustadas se quiser a textura da calda mais espessa ou mais rala.
- 50g de goiabada cascão
- 115ml de água

É só misturar os dois e levar ao fogo até a goiabada derreter completamente e formar, com a água, uma calda homogênea. Faça a calda na hora que for desenformar o bolo, para espalhá-la ainda quente.

É possível incrementar a broa adicionando erva-doce, coco ou canela. A receita simples, para quem tolera bem, fica uma delícia passando um pouquinho de manteiga comum ou ghee na hora de comer.

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...