navbar Beatriz

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pé-de-Moleque

Bas tarde, pessoar!!

Já tá todo mundo no clima de festa junina? Ô época boa, sô! 

Quitutes de encher os olhos e dar água na boca aparecem nessa época do ano e o "Sem Lactose, Com Alegria" não pode ficar de fora. Nesses meses de comemorações (afinal a festa junina vira julina, mas a comilança continua) vou trazer receitas típicas, algumas naturalmente sem lactose e outras adaptadas pra todo mundo poder aproveitar!

Para começar a festança e agradar adultos e crianças...

Pé-de-Moleque



Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 e 1/2 xícara de amendoim torrado
- 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- óleo para untar a superfície


Modo de fazer:
Levar ao fogo o açúcar e o mel até derreter e formar uma calda. Adicionar o amendoim torrado e mexer mais um pouco (a calda, que estava bem líquida, vai endurecer um pouco porque o amendoim está frio e abaixará um pouco a temperatura da mistura, por isso mexa até que a mistura fique novamente mais mole). Desligar o fogo, acrescentar o bicarbonato de sódio, mexer bastante e virar o pé-de-moleque ainda quente em uma superfície lisa (de preferência a bancada da cozinha) untada com o óleo.
Para fazer os pedacinhos, há duas opções: esperar esfriar completamente e quebrar o pé-de-moleque ou cortá-lo em pedacinhos enquanto ainda estiver morno (depois que esfria, é impossível cortá-lo). A primeira opção resulta em pedaços de tamanhos e formas diferentes, mas é muito mais prática do que cortar.



Moleza fazer, né? Só pra comer que é dureza mesmo, mas mesmo assim ninguém resiste ao crocante do açúcar com amendoim.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...