navbar Beatriz

terça-feira, 10 de abril de 2018

Sensilatte e Porque eu uso Lactase

Olá intolerantes!

Hoje vou dar boas notícias e em seguida aproveitar para falar de um assunto que muita gente tem dúvida: se vale a pena usar enzima lactase para auxiliar na digestão da lactose.

Eu já escrevi um outro post sobre LACTASE, falando mais detalhes de como funciona (você pode ler aqui). Então, sabendo dos detalhes, vamos falar primeiro das boas notícias: 

TEM ENZIMA NOVA NO MERCADO!!!




Eu recebi um kit da Sensilatte, do laboratório Pratti Donaduzzi, e fiz o enorme sacrifício de comer uns brigadeiros para testá-la =P. 

Brincadeiras à parte, eu até demorei um pouquinho para testar porque realmente não como lactose com muita frequência, mas o dia chegou e aproveitei para fazer o teste.

Minhas impressões: gostei muito, muito mesmo! 

É a primeira enzima que eu testo que dissolve na boca. Não precisa engolir o comprimido e nem mastigar...só colocar na língua e deixar a saliva trabalhar por uns segundos. 

Eu até tenho uma certa facilidade para tomar comprimidos, mesmo sem água, mas confesso que às vezes acontece de "entalar" e não é uma sensação agradável. 

Essa opção de dissolver na boca resolveu perfeitamente a questão e para quem tem mais dificuldade de engolir comprimidos, esse formato com certeza vai ser ótimo!

A caixinha! Fiquei feliz que não veio embalada em nenhum plástico! =)

A enzima vem em 2 opções de sabor: baunilha e sem sabor

O 'sabor baunilha' é bem leve, não achei enjoativo e some rápido depois da pastilha dissolver. Eu usei com doces e antes de comer alguns salgadinhos e achei super tranquilo, mas acho que se fosse para tomar depois de já ter começado a comer algo salgado poderia ser um pouco incômodo. 

O 'sem sabor' foi meu favorito, realmente não deixou nenhum sabor residual: conforme vai dissolvendo parece que você colocou um pouquinho de farinha na boca, até que some por completo. 

Outras coisas que achei bem legais na Sensilatte:
- Os envelopes são picotados, então dá para separá-los e colocar na bolsa a quantidade desejada. Isso evita aquele pacote que fica todo amassado no fundo da bolsa porque não foi usado. 
- Indústria brasileira! \o/
- O kit veio embalado sem plástico.

Quanto ao funcionamento: deu certo! 

Tomei o Sensilatte, comi um bolo que tinha bastante recheio de brigadeiro e nada aconteceu na minha barriga. Tive o mesmo resultado quando tomei a enzima e comi dois brigadeiros e depois quando usei para comer alguns salgadinhos de festa. 

Considero testes de sucesso, então para mim, está oficialmente aprovada!



Aí vem então uma questão que muita gente me pergunta: mas se eu sou intolerante, é correto usar lactase para continuar consumindo a lactose?

Bom, antes de falar sobre a enzima mesmo, preciso fazer uma breve interrupção (mais ou menos pertinente): eu confesso que tenho evitado receber qualquer coisa ultimamente, pois além de ser intolerante, estou em um processo de reduzir meu lixo e as coisas que eu tenho em casa (mais sobre esse assunto aqui). 

Apesar disso, no caso da enzima, não apenas eu aceitei como fiquei bem feliz em receber por um motivo simples: eu USO enzima! Por mais que medicamentos gerem lixo, nesse caso é algo que eu realmente uso e mais cedo ou mais tarde eu iria comprar, pois tem real utilidade para mim. 

Voltando ao assunto, como já falei ali em cima, eu realmente uso enzima esporadicamente, mas isso é uma questão pessoal e não quer dizer que todo mundo é igual, ok! 

É super importante ouvir, além de opiniões de outras pessoas e o seu médico, o seu próprio corpo, pois ele vai ser o seu melhor indicador.

EU uso lactase porque eu me dou bem com ela. Quando uso na dose correta, ela funciona perfeitamente para mim e eu consigo consumir lactose sem desconforto. 

Meu corpo atualmente me indica que é OK usar esporadicamente, como tenho feito. Conheço vários outros intolerantes que também usam sem problemas, assim como conheço alguns que passam mal mesmo consumindo a enzima. Ainda não sei a ciência por trás dessas reações diferentes, mas é o que parece acontecer na prática.

Apesar da enzima funcionar pra mim, eu não tenho a mesma alimentação que eu tinha antes de descobrir a intolerância à lactose, apenas acrescentando uma cápsula de lactase a cada mordida que dou. 

Particularmente, prefiro no meu dia-a-dia consumir alimentos que não contenham lácteos (mesmo os que já vem enzimados) e usar a enzima esporadicamente, em situações especiais e quando estou me sentindo bem. 

Acho até legal porque quando eu uso a enzima em algum evento (um aniversário ou algo assim) as pessoas mais próximas e que me conhecem melhor até se sentem importantes porque eu escolhi usá-la para comer algo que elas prepararam. Eles sabem que eu não uso para comer qualquer comida. hehehe

Basicamente eu escolho usar a enzima em situações em que considero o ganho social ou de satisfação individual maiores do que o incômodo de ter que usar um suplemento e o risco, mesmo pequeno, de passar mal. 


Apenas para exemplificar melhor...

Quando eu estava no auge da minha SII, mesmo usando enzima eu passava mal com alimentos lácteos (nessa época eu passava mal até com água, gente!). 

Sendo assim, na minha situação daquela época, nenhum benefício social ou de prazer instantâneo valia o risco de ter os temidos sintomas. Em consequência, eu não comia alimentos com leite (e nem com outros ingredientes que me faziam mal na época) mesmo que isso significasse ficar com fome durante longos períodos. 

Atualmente para consumir um pouco de leite eu só preciso carregar comigo um comprimido e ficar de olho na quantidade para não errar a dose, então eu acho que algumas situações valem a pena. 

É sempre uma questão de custo x benefício e só a própria pessoa pode dizer o custo desse uso em seu corpo e o benefício/prazer que consumo vai trazer.

Como é um assunto que muita gente questiona, em outro post vou detalhar melhor as situações que eu costumo usar, mas sempre vale o bom senso e moderação!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...