navbar Beatriz

sábado, 14 de abril de 2018

Simplificando-me: 15 dias

Olá Olá,

--------------------------------------------------------
Nº de dias no desafio Simplificando-me: 15
Nº de itens que saíram de casa: 26
Nº de itens preparados para sair de casa: 12
Animação com o desafio: 100%
$ extra: R$0,00
---------------------------------------------------------

Os primeiros 15 dias do simplificando-me foram super tranquilos, até mais do que eu esperava. Incrivelmente, só de não entrar em lojas online (afinal se não vou comprar, não tem nem sentido gastar tempo olhando, né) meu dia rendeu bem mais do que rendia antes.

Eu já venho tentando ser uma consumidora razoavelmente consciente há algum tempo e mesmo assim eu percebi uma grande mudança no meu comportamento com a proposta de não comprar NADA.



RESTRIÇÃO DE COMPRAS

Antes do 'simplificando-me', por mais que a ideia fosse comprar pouco, ainda assim o fato de me permitir comprar me "dava o direito" de vagar por lojas online pesquisando itens interessantes. 

Agora eu simplesmente não tenho mais o que procurar, então não preciso nem me preocupar em navegar pelas páginas, em analisar se eu realmente gostei de um determinado item ou colocá-lo no carrinho, calcular o frete e decidir o que fazer com ele. Isso criou TEMPO na minha vida! 😍

Tempo esse que aparentemente eu gastava sem nem mesmo perceber: 15 minutos dando uma olhadinha aqui, mais 20 pesquisando se não tem mais barato em outra loja, 5 navegando no link que chegou por e-mail, e lá se foram muitos minutos preciosos. 

Logo de cara, já vi uma vantagem inesperada em não fazer compras!

Em lojas físicas eu já estava indo pouco, até pela falta de tempo que eu tenho tanto reclamado. Ainda assim nesses últimos 15 dias fiz um esforço extra para não ficar olhando as vitrines ao longo do meu caminho. 

Afinal, sabe aquela máxima de que "o que os olhos não vêem, o coração não sente"? Descobri que super se aplica nesse caso...

Para que exatamente eu preciso saber que foi lançado um liquidificador novo que além de bater suco, também faz café e dá piruetas? Principalmente se o meu liquidificador atual funciona perfeitamente e se até o momento imediatamente anterior ao meu olhar cruzar com essa 'maravilha do mundo moderno', eu nem mesmo tinha sentido falta de um liquidificador que dá piruetas? 

O mesmo está valendo para as roupas...se eu não quero comprar um casaco novo (porque no meu armário tem vários que eu adoro, ainda em bom estado) o que de bom pode sair de ficar olhando a coleção nova da loja do shopping, né? 

Seria como alguém que está fazendo dieta para emagrecer entrar por livre e espontânea vontade em uma doceria e ficar olhando os bolos e tortas. Não tem necessidade de dificultar a vida e nem de aumentar a chance de sair da linha.


RESTRIÇÃO DE INSCRIÇÕES

Já no desafio de não me inscrever em novos cursos, eu senti algo engraçado: me dei conta de que a tecnologia é ótima, mas pode tornar mais difícil se desapegar de velhos hábitos. 

Acho que muita gente já percebeu que hoje em dia se você procura um sapato na internet, em 5 minutos sua caixa de e-mail, seu facebook e seu instagram estarão cheios de anúncios de sapatos similares. 

Como eu sempre estava dando uma olhadinha e me inscrevendo em cursos e workshops de culinária, de construção e reformas, de produtividade pessoal, de costura, de jardinagem e do que mais você imaginar... pense na quantidade de anúncios de novos cursos que eu vejo sem nem mesmo procurar! 

Pois é, passar por eles sem clicar no link para saber melhor do que se trata ou para descobrir se é grátis ou pago (ou ainda pior: ver que é grátis e ainda assim não dar atenção!) está sendo um desafio muito maior do que não comprar produtos físicos.

A parte boa é que nos últimos 15 dias eu também não gastei tempo olhando as informações desses cursos nem decidindo se eu queria fazê-los ou não.

Se foi só isso ou se teve também uma parcela de coincidência eu não sei ao certo, mas nas últimas 2 semanas eu consegui dormir um tiquinho mais cedo do que o meu normal, acordei com mais facilidade (ou menos enrolação) e tenho deixado menos pendências para resolver no dia seguinte. 

Não foi nada muito expressivo, mas foi o suficiente para me animar. Realmente parece que meu tempo esticou um pouco. =D



IMPACTO NO ORÇAMENTO $

Embora esse não seja o foco principal, decidi contar quanto economizei por coisas que deixei de comprar e quanto ganhei vendendo alguns itens que não uso mais. 

Ainda não senti muita diferença no orçamento mensal porque costumo parcelar minhas compras (a não ser que tenha desconto à vista =D), então meu cartão de crédito sempre demora uns meses para refletir qualquer mudança de padrão de consumo. Acredito que em 3 ou 4 meses vou conseguir perceber melhor as mudanças financeiras.

Também não considero que economizei algum dim-dim nesses primeiros 15 dias porque em nenhum momento senti que eu estava na iminência de comprar algo e só desisti por conta do Simplificando-me.  Talvez nos próximos dias isso aconteça... Veremos. 

Por outro lado, percebi que há aproximadamente uma semana e meia eu estou andando sem nenhum dinheiro na minha carteira e ainda não senti necessidade de passar no caixa eletrônico. 



DESTRALHAR / ORGANIZAÇÃO / DESAPEGO

No quesito "destralhar" eu estou mais lenta do que planejava e também me dei conta de que estou um pouco mais apegada a algumas coisa do que eu gostaria de estar. 

Ainda assim, preferi não me pressionar a fazer além do que deu na telha de fazer, já que o objetivo não é me desfazer de um número específico de itens e sim me sentir bem com o que ficar. 

Nesses dias, passei pelo meu armário de roupas de uso diário, pelas roupas de frio e pelos meus cintos. Separei vários itens para doação, alguns para venda, alguns para fazer consertos e outros para devolver (coisas que peguei emprestadas em algum momento e que, na cara-de-pau mesmo, nunca tinha devolvido). 

As doações e devoluções já foram devidamente encaminhadas e os consertos serão levados para a costureira na próxima semana. Os itens para venda, apesar de já retirados do armário, ainda estão na minha casa. 

Algumas vendas eu anunciei na minha lojinha do Enjoei (que já tinha sido criada no meu "destralhe" anterior e funcionou bem), mas outros vou levar para Desapegue, uma loja/brechó daqui de Vitória com uma proposta bem legal: eles fazem uma curadoria, expõem as peças e quando a venda acontece, o valor é dividido entre o dono e a loja


E você, como acha que se sentiria diminuindo seus pertences ou deixando para traz velhos hábitos de consumo? 

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...