navbar Beatriz

terça-feira, 12 de junho de 2018

Smoothies de Banana

Depois que descobriu a intolerância a lactose você também achou que "vitaminas" de frutas ou milkshakes teriam que sumir do seu cardápio? Então vou te contar algo: eles podem ser substituídos  -- me senti a Bela Gil -- por batidas, ou smoothies, que usam banana como base e ficam super cremosos e deliciosos! Vai por mim, essa ideia (porque nem é uma receita, é um conceito) é realmente fantástica em todos os sentidos.

A banana congelada dá uma cremosidade maravilhosa às bebidas, que ainda ficam super nutritivas e alimentam bem. Além disso, os smotthies são perfeitos para ter estoque de lanchinhos... 
Mais alguma lombriga se animando ao som dessa palavra? 😜

Acho que já deu para perceber minha empolgação com os smoothies, né? Acontece que os Milkshakes (#sqn) de banana congelada simplesmente se encaixam perfeitamente em vários quesitos importantes (pra mim, pelo menos):

1) São deliciosos
2) Podem ser feitos sem leite / lactose
3) Ajudam a reduzir o desperdício de comida
4) São MUITO fáceis de fazer em quantidade e armazenar (ou seja, facilitam a minha rotina)


O primeiro passo para os smoothies é congelar as bananas. É nessa etapa que entra a redução do desperdício de comida, pois você pode (e deve!) congelar bananas já maduras. Inclusive aquelas quase estragando são as mais docinhas, viu. Então, sempre que você perceber que tem mais bananas maduras do que vai conseguir comer, joga no freezer antes de estragar. Assim elas serão conservadas até o momento de fazer o smoothie.

Não precisa descascar, picar ou muito menos guardar em saco plástico. A natureza já deu uma ótima embalagem para a banana, então seja grato por isso e simplesmente coloque-a no freezer com casca e tudo. O planeta e seu tempo livre agradecem.

Quando acumular bananas suficientes, ou simplesmente na hora que der vontade de fazer o smoothie, tire as bananas do freezer e deixe uns minutos do lado de fora,  aí sim será hora de descacá-las. No final do post tem uma dica para fazer isso de forma bem fácil, mas agora vamos direto ao ponto: a receita!

Depois desse processo, as bananas congeladas serão simplesmente batidas com os demais ingrientes, mas o resumo de tudo é que para smoothies a receita é que não tem receita!

Essa bebida aceita uma grande variedade de combinações, o que quer dizer que dá para deixar a imaginação correr solta e usar ingredientes da estação ou que você já tem em casa (mais um ponto forte na redução de desperdício). 

Dá para fazer usando água, usando leite vegetal, leite sem lactose... Dá para fazer de morango, cacau, jabuticaba, maracujá, chocolate.... Dá para incrementar com aveia, quinoa, chia, proteína em pó ou dá pra deixar básico... Enfim, vai com fé e amor que dá certo! 



Assim sendo, vou deixar meras sugestões de alguns que faço e ficam gostosos, mas podem mudar à vontade. Aliás, quem testar outros e gostar pode deixar a receita nos comentários!  A gente vai trocando informações e enriquecendo o menu. ;)


Smoothie de Morango


Smoothie de Chocolate


Smoothie de Jabuticaba



FACILITANDO O DIA-A-DIA


Antes de ir para o freezer
Para agilizar minha rotina eu faço uma quantidade para render várias pequenas porções e congelo em potinhos. Às vezes até faço mais de um sabor na mesma hora. 

Quando faço um sabor logo após o outro, não preciso lavar o liquidificador entre as bateladas. Afinal, quem se importa com um pouquinho de morango no smoothie de chocolate? E assim já faço lanches variados para vários dias. 

Antes achar ruim a ideia de não lavar o liquidificador, pense que isso economiza tempo e reaproveita o restinho de smoothie que sempre fica agarrado no liqui, ok?


Congelados, os smoothies duram bem no freezer: até 1 mês eu já testei, mais do que isso confesso que nunca consegui testar porque acaba antes. 



No dia que vou levar de lanche, tiro do freezer de manhã e coloco na bolsa da marmita. Por volta do meio da manhã ele está bem geladinho mas já dá para beber ou comer de colher, caso tenha deixado mais consistente. Se precisar ele também dura até o lanche da tarde, só não permanece gelado se ficar fora da geladeira até esse horário.


DESCASCANDO AS BANANAS

Bom, conversa sobre smoothies encerrada e mais longa do que o planejado. Então bora logo falar sobre como descascar as bananas congeladas de forma fácil.



1 - Guarde as bananas no freezer já separadas, assim fica mais fácil para manipular depois. Além disso, não tem necessidade de ocupar espaço no freezer com o "cabinho" das bananas.
2 - Após deixar uns 5 minutos fora do freezer, pique a banana em 4 pedaços parecendo barcas (um corte na longitudinal e outro na transversal).
3 - Com as mãos, retire a casca usando os polegares para descolar a polpa. Saí facilmente!

Pronto, agora encerrei de vez!
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...