navbar Beatriz

domingo, 27 de abril de 2014

E enquanto houver bacon e geleia, haverá alegria...

O título é uma brincadeira e homenagem a dois alimentos que, desde criança até hoje, me enchem os olhos, me dão água na boca e, por fim, me deixam feliz. Os dois são naturalmente sem lactose e sem glúten e fiquei então pensando: o que há para se lamentar enquanto há bacon e geleia no mundo?



É que o normal ao descobrir uma intolerância alimentar é imediatamente lembrar das coisas que terão que ser excluídas da dieta. Acho que qualquer um que começa a restringir lactose (ou glúten, ou qualquer alimento) pensa: 

"Mas não vou mais poder comer brigadeiro, doce de leite, macarronada, etc?" :´(

Claro que não é 100% assim, existem as versões sem lactose ou sem glúten dessas comidas, aliás, é para testar essas e outras que o blog está aqui. Mas a resposta para a versão "tradicional" a qual estamos habituados ainda é "não" ou, pelo menos, "não com frequência" (dependendo do nível da intolerância).

E hoje, pensando no meu bacon e na minha geleia eu resolvi olhar o outro lado. Porque não lembrar das comidinhas, pratos e produtos que sempre adoramos e que podemos continuar comendo sem medo de ser feliz?

Eu preparei uma listinha de algumas coisas que sempre gostei, no nível de comer até me dar conta que já está todo mundo me olhando com cara de: "sério que cabe tudo isso dentro de você?", quase que nem o Joey de Friends, e que são naturalmente sem lactose e glúten:

Joey, concordo com você em relação à geleia! =)

- Bacon crocante (bacon é vida!)
- Geleias (de morango então...)
- Pipoca
- Feijoada (com arroz,couve, banana cozida e torresmo, eu até choro de alegria)
- Péla Égua (ou canjinquinha) com costelinha de porco
- Moqueca (camarão, sururu, peixe e o que mais quiser colocar dentro eu aceito!)
- O tradicional arroz com feijão, um bife acebolado e salada
- Churrasco (com arroz, vinagrete e feijão tropeiro, claro, um torresminho por cima)
- Goiabada
- Mariola
- Doce de jaca (doce de velho, mas adoro!)
- Doces de figo, mamão, pêssego e basicamente qualquer compota ou doce cristalizado

Sou uma pessoa muito light, né. Só comida leve! Então para finalizar e não ficar feio pro meu lado, alguns alimentos que, para mim, desafiam a teoria do "tudo que é gostoso, faz mal":

- Brócolis
- Grão de bico
- Lentilha
- Morango
- Melancia

E você, já parou para pensar nas coisas que você gosta de comer e que não são atingidas pela restrição alimentar? Não se esqueça delas! 

=)



3 comentários:

  1. li em alguns rótulos de bacon(esse industrializados embalados a vacuo) que contém leite acredito que deva ser para conservar. minha filha é APLV e minha esposa está amamentando. Pensei em fazer um hamburguer em casa mas qdo li esse rótulo de bacon desanimei pq realmente BACON É VIDA!!!!
    Ai fica a duvida onde conseguiur bacon realmente "limpo" de leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,
      Realmente alguns embutidos (presunto, salaminho, etc) contém leite em pó, mas nas marcas de bacon que compro felizmente nunca vi leite na lista. Tente ver se na sua região tem alguma marca que não contenha leite nos ingredientes. Uma outra alternativa ainda melhor, caso você tenha acesso, é comprar o bacon artesanal, pois esses normalmente são mais naturais e além de não ter leite também não terão os conservantes, aromatizantes e realçadores de sabor que normalmente tem nos industrializados.
      ;)

      Excluir

Feiras Orgânicas - GRANDE VITÓRIA - ES

Olá Olá, Vamos falar de alimentação saudável , sustentabilidade e desenvolvimento da economia local no mesmo post? Colocando assim, a...